segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Moeda Perdida - O Motivo

Dinheiro! É alguma coisa que todo o mundo precisa e a maior parte do tempo não temos o suficiente pelos nossos desejos. Frequentemente, temos apenas poucas moedas como no foto. Isso não tem mudado desde tempos bíblicos.

Portanto, no livro de Lucas capítulo 15, Jesus contou uma serie das três histórias ou parábolas. O meio das estas é a parábola da moeda (ou dracma) perdida.

Interessante é que o Senhor contou-as em resposta aos fariseus e os escribas que murmuravam contra Ele. No último versículo capítulo 14, ele disse: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." De repente a Bíblia diz-nos que os publicanos e os pecadores chegavam-se para ouvi-lo. Aparentemente, os pecadores e publicanos tinham ouvidos para ouvir. A fazer os fariseus e os escribas zangados, Jesus relatou as histórias da ovelha perdida, da moeda perdida, e do filho perdido (pródigo). Contudo, nos próximos dias, eu queria estudar convosco sobre a moeda perdida, porque as palavras de Jesus sempre entusiasmam-me. Hoje, vou considerar "O Motivo" desta parábola.

E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo..." Lucas 15:1-3

Embora ainda não lemos a parábola o motivo de Jesus é claro nos versículos em cima. No primeiro lugar, acho que Ele queria captar a atenção dos seus ouvintes. Como se fez? Por falando sobre dinheiro. Lembra-se que os publicanos tinham uma empresa em que eles recolheram os impostos dos Judeus e deram-nos aos Romanos. Ninguém gostavam deles. Os Judeus os consideraram ser traidores porque tiraram dinheiro do próprio povo para dar aos inimigos. Também foram lá "pecadores." Sem dúvida nesse grupo existeram ladrões, criminosos, bandidos, etc. Existeram lá um grupo que preocupavam-se só de dinheiro, e isso Jesus sabia.

Não só isso, mas o Senhor com a moeda perdida queria responder aos críticos. Notamos que Ele nunca discordou com eles. Ele não contradisse os fariseus e os escribas quando eles diziam, "Este recebe pecadores, e come com eles." Porquê? Porque ele fez o mesmo. Tiveram razão! Ele comeu com pecadores, e sempre recebeu-os.

Lucas 5:31 diz, "Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos."

Lucas 19:10 diz, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."

Por não os contradizendo e contando toda a gente a história da moeda perdida, Jesus respondeu aos críticos. Sim, graças a Deus, Ele queria passar o tempo com pecadores, bêbados, prostitutas, e similares...como eu.

Finalmente, a terceira razão para esta história é que Jesus queria explicar o amor de Deus aos pecadores. Com esta parábola o Senhor explicou que nos olhos de Deus, os pecadores têm valor. Sim, eram pecadores. Sim, tiveram ofendido um Deus Santo, mas Ele ainda amava-os. Aidna ama-nos! Como verêmos na Quarta-feira, a moeda era muita importante à mulher. O mesmo é verdade - pecadores são importantes a Deus. Ele ama os fracos, os desprezados, os desanimados e enviou o seu Filho unigênito para salvar estes tipos. Enviou-o para salvar as pessoas como eu.

Vocês pensem disso e voltem amanhã quando estudaremos a segunda parte - A Mulher...

Até amanhã,

O Pregador

Nenhum comentário: