terça-feira, 21 de abril de 2009

A Moeda Perdida - A Mulher

Na parábola da moeda perdida no livro de Lucas 15:8-10, Jesus disse:
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Esta mulher tinha dez moedas até um dia quando ela descubriu que uma foi perdida. Em todos os pontos seguintes a mulher vai representar O Espírito Santo, mas precisamos de reconhecer que Deus nunca tem falhado e não vai falhar. Ele nunca tem perdido um filho, pois não, Ele nunca tem perdido nenhuma coisa. E não é uma mulher, mas nos pontos seguintes a mulher representará O Espírito Santo.

Acho eu que Jesus escolheu para usar uma mulher como um exemplo porque nessa época as mulheres ficavam em casa fazendo as coisas domésticas. Hoje em dia, infelizmente, as obras das mulheres têm duplicado e na história vemos a mulher a varrer a casa para encontrar a moeda. Verdade é que é o Espírito Santo que trabalha numa vida, numa alma. Ele permanece invisível do exterior, mas a presença dEle é sentida fortemente no interior. Aquela na Bíblia certamente moveu o mobiliário enquanto a buscar para a moeda. Verdade é que o Espírito Santo reorganiza as nossas almas quando começa a trabalhar lá. Ele limpa as salas e busca com diligência até somos salvos. O Espírito nunca desiste embora vê as nossas intimidades peças.

Mais alguma coisa vejo sobre a mulher é que ela acendeu uma candeia tanto como o nosso Deus deixa o evangelho ser pregado através do mundo. Sua luz da salvação, da verdade brilha nos lugares escuros. Num nível pessoal, quando a luz brilha numa vida, pecadores entendem os seus necessários para Deus. Ele vê a maldade do nosso pecado e as trevas do nosso próprio coração.

"A dona da casa" já achou-se? Pensa disso. Amanhã vamos concluir o nosso estudo considerando "a moeda."

Fica com Deus,

O Pregador

Nenhum comentário: