quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sendo benigno até para os ingratos e maus

"Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus." Lucas 6:35
Há três mandamentos distintos dado pelo nosso Senhor, Jesus Cristo, neste versículo. Estão repitidos em vários textos, com palavras diversas. A significação é sempre a mesma.
Primeiro, Jesus manda-nos amar os nossos inimigos. Do ponto de vista humano, isto é loucura. Se eu fosse carnal, diria que devemos odiar os nossos inimigos. O mundo diz o mesmo, que eu amaria a minha esposa, as minhas crianças e os meus amigos. Mas, o meu inimigo? Nem pensar!
Próximo, Jesus disse: "...e fazei bem..." À primeira vista, não é anormal, mas quando consideramos o contexto, fica um pouco mais estranho. Num versículo anterior, ele disse:"...fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem..." Normalmente, não desejamos abençoar ou bendizer os que nos maldizem.
E, no terceiro mandamento aqui, se os primeiros dois não fossem basta, Cristo contou-nos:"...emprestai, sem nada esperardes..." Ou seja, dá, sem qualquer espectativa para mais nada a ser retornado.
Hoje, quase todo o dia, fui a meditar nisso, sempre a pensar - Por quê??? Como???
Depois dum tempo a meditar, entendi que Deus quer que damos com Ele deu. O exemplo perfeito do amor é a morte de Jesus na cruz. Ele deu a vida completamente e totalmente por nós e antes disso, o nosso Pai no céu deu o filho para chegar na terra e dar a vida pelos pecadores e inimigos. Agora, temos de imitá-Lo. Temos de dar e não pensar em benefícios nossos.
Portanto, quando amarmos os inimigos, damos-lhes o nosso coração, a nossa paixão. Falamos gentilmente. Oramos, abraçamos, sorrimos. Em fim - mostramos o nosso amor que seja o amor de Cristo. Quando fizermos bem aos que nos odeiam, damos-lhes os nossos bens. Damos-lhes o nosso tempo e os nossos esforços. E, conforme ao terceiro mandamento, quando emprestarmos, nós damos dinheiro àquelas pessoas pobres que não conseguem retornar o investimento. Fazemo-lo sem juros com a intenção de nunca ver este dinheiro de novo. "...emprestai, sem nada esperardes..."
Nós somos mandados dar à quem que não tem nada. Somos mandados dar à quem que falta.
Este é o amor incondicional. Este é o amor de Deus e por isso as Escrituras dizem: "ele é benigno até para com os ingratos e maus."

"Obrigado, Pai pelo teu amor tão belo. Não o mereço. Mas, a minha oração hoje é que tu permitas que eu amo os meus inimigos como me amas. Ensina-me amar, em nome de Jesus, Amém."

Aprendendo amar,

O Pregador

Nenhum comentário: