quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Amor Fraternal

"Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar. Filinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te gigo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes."
João 13:31-38

Aqui, nesta pasagem da Bíblia, Jesus estava a falar do amor e a necessidade de mostrar-o uns aos outros. Os discípulos precisavam mostrar o amor de Cristo uns aos outros por isso os perdidos vissem. No evangelho segundo Mateus, capítulo 5, versículo 16 lemos, "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homems, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Então, sem amor um ao outro, nós não temos a prova da nova vida em Cristo. Nosso amor para os irmãos revela nosso amor para Cristo.

No entanto, tristemente, a aula acerca amor se faltou Pedro. Quando Jesus falava, o Pedro não compreendeu a aula. Tinha preocupado mais do sair de Cristo, no futuro, do que as palavras de Jesus nessa día. Há coisas que nós podemos aprender como resultado desta aula do amor. Realmente, há coisas que precisamos aprender nesta lição.

1. O amor não é só uma sensação. É muito mais do que isso.
2. O amor não é só umas palavras. É muito mais do que isso.
3. O amor não é só um abraço. É muito mais do que isso.


O amor é uma escholha. Por exemplo - cada día escolho amar a minha esposa. Muitos anos atrás , escolhi ama-la, e amanhã, escolherei ama-la novamente. Ouço muitas pessoas que dizem, "Eu vi aquela, e caí do amor." Não é verdade. Eles dizem isso como se o amor fosse um buraco no chão. O amor não é um acidente. O amor da Bíblia, especialmente, não é um acidente. Se alguém pode cair em amor um día e a fora do amor o próximo día, não é amor. É alguma coisa diferente. Jesus nunca caiu a fora do amor conosco, e Ele nunca vai cair a fora do amor conosco. É impossível. Ele escolhou amar-nos quando morria na cruz, e Ele continua amar-nos cada día para sempre. Isso é amor. João 15:13 diz assim, "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."

O amor sempre está a dar. Amanhã, nós vamos ver os três coisas que o amor sempre faz.

Volto já.

O Pregador

Nenhum comentário: