sábado, 19 de dezembro de 2009

As Genealogias de Jesus - 2ª parte

"Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão."
Na primeira mensagem desta série, falamos acerca dos nomes do nosso Salvador. Expliquei o significado de Jesus (o Salvador) e Cristo (o Ungido). Também consideramos a expressão - filho de Davi, e a sua importância, mas acabamos antes de considerar a última expressão em Mateus 1:1 (filho de Abraão).

Fiz estas perguntas lá:
1. Quem é este Abraão?
2. Quais são umas características dele?
3. Porque é importante saber que Jesus é considerado um filho de Abraão?

Portanto, vou responder a cada uma em ordem.  
Primeiro, este Abraão era um patriarca do Velho Testamento. O nome dele significa "o pai duma multidão." A primeira promessa que ele recebeu de Deus encontramos em Gênesis 12:1-2.
"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te maostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção."

Portanto, ele era um nômade. Saiu daquela terra em busca duma cidade nova, uma cidade especial. Viveu nas tendas e sempre mudou dum lugar para um outro. Dele e da sua esperança daquela terra prometida, aprendemos em Hebreus 11:10
"Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus."

Depois dum tempo, Deus provou a fé e a confiança de Abraão e apenas após isso recebeu a segunda promessa de Deus em Gênesis 22:18
"E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz."
Esta promessa significa que o Messias seria um dos seus descendentes. Quão grande aliança é esta! Na pessoa de Jesus Cristo, o Senhor realizou esta aliança por abençoando todas as nações da terra e deu significância ao nome "Abraão". Em verdade ele é o pai duma multidão, fisicamente e espiritualmente.  Em suma Abraão é o pai dos judeus e uma figura importantíssimo na história da nossa fé.


Segundo, umas características de Abraão segundo à Palavra de Deus, são as seguintes:
Ele era fiel. Acreditava o que Deus prometeu. Não duvidou por incredulidade. Quando Deus falou, Abraão creu. Portanto Gálatas 3:9 diz:
"De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão."
Abraão era justo. Era reto. Ele tinha fé simples como uma criança. Esta patriarca possivelmente é o melhor exemplo da fé na Bíblia inteira, além de Jesus próprio. Por isso, lemos em Romanos 4:3:
"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça."
Sabe o que mais deste Abraão? Ele era o amigo de Deus (Tiago 2:23). Quantas pessoas têm este título na Bíblia? Apenas um - o nosso amigo fiel e justo. "Pai" Abraão.


Finalmente, a resposta à terceira pergunta (Porque é importante saber que Jesus é considerado um filho de Abraão?). É importante saber isso, porque neste nome, filho de Abraão, encontramos o cumprimento das promessas antigas. Acrescenta a nossa fé quando nos lembramos que Deus é fiel, que decidiu algo na eternidade passada e através da obediência de Abraão e com os descendentes dele, Deus cumpriu o grande plano. Graças a Deus, Jesus Cristo é o filho de Abraão, o crente, o pai das muitas nações, o amigo de Deus!

Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão - Quão doce são os nomes do nosso Salvador! Medita nisso no dia do Senhor quando fores ao culto na tua igreja.


O Pregador


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Nova Série: As Genealogias de Jesus

Feliz Natal! Cada ano, celebramos no dia 25 de Dezembro o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo. Não celebramos o Pai Natal, nem adoramos o pinheiro, mas reconhecemos que houve um dia quando o Príncipe de Paz era nascido em Belém. Ele veio para servir. Veio para dar-nos vida eterna. Veio para dar a sua vida em resgate de muitos.

Então, com grande alegria celebramos a vida do Filho de Deus. Consideramos as circunstâncias a respeito do seu nascimento. Inclusive durante esta altura, as vezes pensamos nas genealogias de Jesus que há nos Evangelhos.

Venha e considera comigo estes textos e os parentes de Cristo. Primeiro, começamos com o livro de Mateus. É importante entender que a genealogia aqui explique a linha do padastro de Cristo, José. Em Mateus 1:16 ao fim desta genealogia, a Bíblia explica isto a dizer:


"E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo."

José não era o pai de Jesus, contudo era o homem que Deus usou para cuidar do menino e cria-lo. José amou Jesus como seu filho próprio embora que Jesus não tive o sangue de José nas suas veias. Mas sem dúvida alguma, recebeu Jesus dele sabedoria, amor e muito mais.

Então, sabendo isso, consideramos do início a linhagem de Cristo do lado do seu padastro. Olha para Mateus 1:1 onde diz as Escrituras
:

"Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão."

Primeiro, quero reflectir sobre os dois nomes de Cristo que estão neste versículo - Jesus e Cristo.


Antes da concepção de Jesus, apareceu um anjo a José para explicar a situação com ele. Na explicação, aquele anjo disse que a noiva de José, Maria, ia dar à luz um filho e: chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mateus 1:21). Portanto, o nome Jesus significa o Salvador. É Jesus que salva, desde do início. É Jesus e apenas Jesus. Sendo pecadores, todos nós precisávamos um Salvador. Há um só no mundo e o nome dele é Jesus. Deus mandou este nome com propósito porque é diferente do que os outros nomes.


O segundo nome que temos aqui é Cristo. Não é por acaso que Mateus usava este nome. A palavra Cristo veio-nos duma palavra grega significando 'ungido.' No velho testamento os judeus ungiram os reis e os sacerdotes para consagra-los ao Senhor. O verbo ungir tem a mesma definição de que o verbo consagrar. Muitas vezes podem ser substituidos um para um outro. Embora, quando usamos o nome, Cristo, em vez de Jesus ou em conjunto com Jesus, estamos a dizer que ele é o ungido e o consagrado por Deus. Temos que reconhecer também que ele é o nosso rei e sacerdote.


Ora bem, agora quando lemos Mateus 1:1 
"Livro da geração de Jesus Cristo..."
compreendemos que estamos a ler sobre a geração do Salvador Ungido.


No entretanto, este livro da geração ensina-nos mais sobre aquele precioso Salvador. Versículo 1 declara bem simples duas coisas importantes. Declara que Jesus é um filho de Davi - quer dizer que ele é realeza. Declara que José foi na linhagem do rei Davi. Nos olhos dos judeus, o rei Davi é o rei mais respeitado de sempre. Ele é o rei mais amado de sempre. Dele a Bíblia diz que era um homem segundo o coração de Deus. Davi era justo e forte. Era a escolha de Deus para reinar sobre um povo especial. O Senhor fez uma aliança com ele que o trono permanecerá na sua família. E agora, Jesus senta-se no trono celestial na espera chegar outra vez à terra e sentar-se lá no trono de Davi. Glória a Deus, Jesus, em mais maneiras de que uma é um filho de Davi!


Para hoje, vou para aqui para que possamos meditar no papel que Jesus tem em nossas vidas. Com três palavrinhas aprendemos que ele é o Salvador, que ele é o Ungido, o filho dum rei.


Deixa-te para estudar a última coisa que ele é no primeiro versículo. A Palavra de Deus diz que é o filho de Abraão.


Quem é este Abraão? Quais são umas características dele? Porque é importante saber que Jesus é considerado um filho de Abraão? Responderemos às estas perguntas amanhã.


Até então fica na paz do Senhor dando-Lhe graças pelas suas bênçãos.


O Pregador